quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Ciência ainda não sabe por que os humanos sentem vergonha

Da Efe

Em Londres
Dois séculos depois do nascimento do naturalista inglês Charles Darwin, os cientistas ainda não têm uma explicação evolutiva de por que os humanos se envergonham Segundo Frans de Waal, professor de comportamento de primatas da Universidade de Emory, na Georgia (EUA), ficar "corado" é algo que ainda não tem explicação na teoria da evolução.

De Waal faz esta análise em artigo publicado no último número da revista científica britânica "New Scientist" em virtude do aniversário, no próximo 12 de fevereiro, dos 200 anos do nascimento de Darwin, autor de "Origem das Espécies".

Orlando/Folha Imagem
Os cientistas ainda não encontraram uma justificativa coerente com a teoria da evolução para a razão de sentir vergonha
DER SPIEGEL: DARWIN FRACASSOU?
TESTE: VOCÊ É INTROVERTIDO?
"Somos os únicos primatas que (nos envergonhamos) em resposta a situações embaraçosas ou quando nos surpreendem dizendo uma mentira, e ainda não se sabe por que precisamos de um sinal tão óbvio para comunicar estes sentimentos", assinala De Waal.

A revista diz ter consultado especialistas em evolução para identificar as maiores brechas que ainda restam na teoria de Darwin (1809-1882).

Mais de um investigador argumentou que ainda não há, inclusive, uma explicação do ponto de vista da evolução sobre a origem da vida, acrescenta a "New Scientist".

O professor de biologia Kenneth Miller, da Universidade de Brown (EUA), assinalou à publicação: "Sabemos muito sobre do efeito químico do princípio (da criação) da Terra, mas não o suficiente para resolver este problema".

Por sua vez, o biólogo Chris Wills, da Universidade da Califórnia, indicou: "A brecha entre uma coleção de moléculas e as células mais primitivas ainda é enorme".

Nenhum comentário: