sexta-feira, 20 de março de 2009

DEU NA FOLHA DE S.PAULO

Militares de Israel revelam abusos em Gaza

Soldados israelenses que participaram da recente ofensiva de 22 dias na faixa de Gaza relataram assassinatos de civis desarmados e atos sistemáticos de vandalismo contra casas de palestinos.

As narrativas, de formandos na Academia Militar de Oranim, vieram a público ontem, pelo jornais israelenses "Haaretz" e "Maariv". Mais tarde, o Exército abriu investigação para apurar violações na ofensiva, que matou mais de 1.400 palestinos e 13 israelenses.

As revelações foram feitas pelos soldados em 13 de fevereiro e chocaram o diretor da escola, Danny Zamir. Ele relatou o episódio aos superiores, que solicitaram uma transcrição do que fora dito. O "Haaretz" promete publicar mais detalhes do documento hoje.

Os textos divulgados ontem apontam que alguns envolvidos nas ações tiveram questionamentos éticos ao receberem ordens como derrubar a porta de entrada de uma residência e revistá-la cômodo a cômodo, disparando indiscriminadamente em quem estivesse lá dentro.

Mas revelam que houve reclamações quando foi revogada a ordem de atirar nos moradores sem alertas prévios. "Devemos matar todo mundo [no centro de Gaza]. São todos terroristas", disse um militar, segundo o "Haaretz".

O "Maariv" publicou a declaração de um soldado que recebeu ordem de jogar os bens dos palestinos pela janela das casas invadidas "para colocá-las em ordem e abrir espaço". Assinante do jornal leia mais em: Militares de Israel revelam abusos em Gaza

Nenhum comentário: