Informa o jornal A Tarde de hoje que a nova marca da administração do prefeito João Henrique (PMDB) despertou críticas por parte de representantes do movimento social. Criada pela agência Idéia 3 para marcar a nova gestão do prefeito reeleito, a marca tem como principal característica visual uma série de barras de diferentes tamanhos e cores que lembram edifícios. A marca substitui a anterior, que trazia a figura de um grupo de pessoas em diferente cores e tamanhos, como a representar a pluralidade étnica, de gênero e de faixa etária. O slogan Salvador de um novo tempo acompanha a nova marca e substitui os anteriores. Nos seus quatro anos de governo, o prefeito mudou duas vezes de slogan. Começou com o Salvador – Prefeitura de Participação Popular, mas terminou o primeiro mandado com o lema Trabalhando para melhorar a vida das pessoas. Para o assessor técnico da Comissão Justiça e Paz, vinculada à Arquidiocese de Salvador, Iuri Falcão, a mudança da marca reflete a mudança do discurso da gestão. “A marca anterior era progressista porque aludia à participação dos conselhos e incluía pessoas para quem a prefeitura estaria trabalhando. O discurso falava em participação, chegamos a ter a conferência da cidade, mas, na prática, o plano diretor que foi aprovado privilegiou o setor imobiliário e não os populares”, disse ele. Realmente, a nova marca, produzida pela Idéia 3, é de uma pobreza… Aliás, será que faz referência a um projeto de cidade pós-PDDU ou a um código de barras (no caso, colorido) como estes que se colocam em qualquer mercadoria?