O DATABRANDA DE DILMA
MAROLONA
Quando o Planalto soube, na semana passada, dos numeros já fechados do instituto Datafolha, que seriam divulgados sexta-feira, de uma pesquisa dupla, sobre a popularidade de Lula e do governo e sobre as pre-candidaturas presidenciais, desencadeou uma aflita operação palaciana para assegurar ao menos uma “Databranda”. Havia precedentes.
Na onda da reforma ortográfica, a “Folha” criou, dias atrás, com uma grande dose de cinismo historico, uma dupla definição para o golpe militar de 1964. No período do AI-1 de 64 ao AI-5 de 68, teria sido uma “Ditabranda”. A “Ditadura” teria começado só em 1968, com o AI-5. É que no periodo da “Ditabranda” a “Folha” apoiou calorosamente a “Ditadura”.
A estrategia da operação de sexta-feira era concentrar o noticiario da pesquisa do Datafolha em cima dos números de Lula e do Governo, facilmente explicáveis pela “Marolona” que derrubou o PIB, o emprego, a Receita Federal e toda a economia nacional. Isso o pais já esperava. O que não podia aparecer com destaque era a situação de Dilma como candidata.
PAC ELEITORAL
A “Folha” não falhou. A grande manchete da primeira página era:
- “Com Crise, Cai Aprovação de Lula”.
Era o obvio. Mas a pesquisa eleitoral saiu minúscula na chamada, sem titulo, escondida no rabo do texto sobre a queda da aprovação de Lula:
- “O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), mantem ampla liderança em todos os cenários em que aparece na disputa à Presidência. A ministra Dilma Roussef (PT) cresceu (sic) de três a quatro pontos”.
Só lá dentro, com o mapa completo dos números, é que se vê o inferno astral que a candidatura de Dilma está vivendo e como tinha razão o Planalto em tentar disfarça-lo : um ano depois de lançada candidata e depois de seis meses de campanha diária, ao lado de Lula, no Planalto, nas TVs e jornais,viajando e fazendo comícios com Lula em quase todos os Estados, vendendo o PAC, Dilma só subiu de 8% para 11%.
O fato é que o PAC eleitoral de Dilma fez PEC,PIC,já perto do POC.
SERRA
Os números não enganam : há um ano, em março de 2008, Serra tinha 38%, Dilma 3%. Podia alegar que a candidatura ainda não tinha sido oficialmente lançada por Lula. Mas oito meses depois, em novembro de 2008, com Lula e Dilma já em plena campanha, Serra passara para 41% e Dilma só para 8%. Mais quatro meses, agora, em março de 2009, com Dilma em campanha aberta,Serra mantem os 41% e Dilma chega só a 11%.
De 3% a 3% em cada seis meses, essa galinha eleitoral não vai encher o papo. O Planalto dizia que agora em março ela chegaria a 15%.
Nem é preciso lembrar que o crescimento da crise e a inevitavel queda ainda maior da popularidade de Lula e do governo nos proximos meses vão puxar Dilma para baixo ou no mínimo segura-la nos tristonhos 11%.A comparação dela com os demais candidatos é outra grande surpresa:
- Serra está com 41%, Ciro Gomes com 16%, Heloisa Helena com 11% e Dilma com 11%. De todos, só Dilma está em campanha (campanha oficial, recursos públicos, avião publico, assessorias publicas, transportes, palanques, auditorios, tudo dinheiro publico, que só o TSE não vê).
BOTOX
Quando chega aos detalhes, o Datafolha é ainda mais surpreendente. A situação dos candidatos nos principais Estados está assim :
1. -
2. – Em Minas, Serra 40, Ciro 12, Dilma 8, Heloisa 7.
3. – No Rio de Janeiro, Serra 33, Ciro 17, Heloisa 19, Dilma 10. O PT está poderoso no governo de Sergio Cabral (PMDB) e tem as prefeituras das principais cidades da Baixada Fluminense. E Dilma some.
4. – No Rio Grande do Sul, Serra 43, Ciro 10, Heloisa 10, Dilma 15. É um dos dois Estados
5 – Na Bahia, Serra 36, Ciro 15, Heloisa 14, Dilma 15. Lá o PT tem o governo do Estado e o aliado PMDB tem a prefeitura de Salvador.
6. – Em Pernambuco, Serra 43, Ciro 16, Heloisa 12, Dilma 14. Nem o governo do Estado e a prefeitura de Recife do PT conseguem empurra-la.
7. – No Ceará, Serra 17, Ciro 59, Heloisa 7, Dilma 6. Nem quando Serra cai (por causa de Ciro), Dilma sobe, embora o PT tenha a excelente prefeita de Fortaleza e uma solida aliança com o governador do PSB.
Toda vez que mostram pesquisas, mesmo não encomendadas por eles, o “Jornal Nacional” e “O Globo” dão tudo. Desta vez, a “operação” Planalto não deixou. Só deram os de Lula. Os de Dilma esconderam
Voto não é botox que implantando dá.
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