domingo, 19 de julho de 2009

DEU NA FOLHA DE S.PAULO

Polícia Federal investiga neta de Sarney

A Polícia Federal investigou Ana Clara Sarney, filha do empresário Fernando Sarney, por suspeita de recebimento de dinheiro ilegal de Paulo Guimarães, conhecido no fim dos anos 1990 por ser dono do bingo virtual Poupa Ganha e por suspeita de lavagem de dinheiro.

Com autorização da Justiça, a PF grampeou diálogos e troca de mensagens entre Paulo, Fernando e Ana Clara no começo de 2008.

As conversas se dão de forma cifrada, denotando, "pela situação em si, que não se trata de algo lícito, até pela maneira como buscaram se evadir", diz a PF.

No inquérito da Operação Boi Barrica, Ana Clara é suspeita de participar de um esquema de lavagem de dinheiro por meio da São Luís Factoring, empresa pertencente à sua mãe, Teresa Murad Sarney.

Em viagem, ela ainda não foi ouvida pela PF em São Luís e, portanto, não está indiciada, o que já ocorreu com Fernando e Teresa nesta semana.

Procurado pela Folha, Fernando não quis se manifestar. Ele diz que o inquérito está em segredo de Justiça. A reportagem não conseguiu localizar Paulo Guimarães ontem.

O empresário tem ligação de longa data com Fernando. Em 2001, eram sócios de uma TV em Codó (MA), segundo divulgou a Folha à época.

Assim como o filho de José Sarney (PMDB-AP), Paulo é do ramo de comunicação. Possui no Piauí uma rede de TV, rádios e jornal.

Em 1999, o empresário chegou a ser alvo da CPI do Narcotráfico no Congresso. Havia suspeita de que o Poupa Ganha era usado em esquema de lavagem de dinheiro no país. Ele sempre negou.

O bingo chegou a faturar cerca de R$ 280 milhões até acabar no ano de 2000, após sofrer fiscalização da Receita Federal.

De acordo com as conversas gravadas pela PF, Paulo tratava com Fernando e Ana Clara de alguma pendência financeira entre eles.

do blog do Noblat.

Comentário do blog: Ninguém lembra das farras das concessões de rádio e tv na era Sarney...

Nenhum comentário:

Semanas de silêncio

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher levou 15 dias para, após muita pressão de deputadas do PL, da oposição, aprovar moção de repúdio...