terça-feira, 28 de julho de 2009

PSDB leva representações contra Sarney ao Conselho de Ética

O PSDB acabou de protocolar no Conselho de Ética três representações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

As representações têm o mesmo teor das denúncias já enviadas ao Conselho nas últimas semanas pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), líder do partido no Senado.

O partido pede apuração da ligação de Sarney com os atos secretos do Senado para beneficiar familiares, com o caso de Henrique Bernardes, namorado da neta, e com o caso do neto que agenciava crédito consignado e vendia seguro de saúde a servidores.

Uma das representações pede para que se investigue se Sarney tinha ou não responsabilidade administrativa na Fundação Sarney. Em discurso no plenário do Senado, Sarney disse que não tinha.

Na prática, uma representação tem mais força do que uma denúncia. Primeiro porque a representação é a voz do partido. E depois porque permite a abertura de processos administrativos sem investigação prévia, o que acelera o processo.

Se as representações forem aceitas pelo Conselho – o que é muito difícil já que o governo tem maioria de votos ali -, pode ser aberto um processo de cassação do mandato de Sarney.

Os tucanos escolheram protocolar três representações ao invés de uma para evitar que Paulo Duque (PMDB-RJ), presidente do Conselho e aliado de Sarney, arquive todas de uma só vez.

A primeira reunião do Conselho de Ética está marcada para 5 de agosto quando será escolhido o vice-presidente e discutido o plano de trabalho para o semestre.

do blog do Noblat.

Nenhum comentário: