A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão de que a Igreja Universal do Reino de Deus deve indenizar em R$ 145,2 mil os filhos e o marido da mãe-de-santo baiana Gildásia dos Santos e Santos, que morreu no ano 2000. O pagamento deve ser feito devido a uma foto da mãe-de-santo que foi veiculada em 1999 no jornal Folha Universal, usado pela igreja para a divulgação de suas ações.

Na edição que foi fruto da ação judicial, a Folha Universal publicou uma matéria com o título “Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes” e utilizou uma foto da mãe-de-santo como ilustração. Gildásia faleceu, mas seus filhos entraram com uma ação de indenização por danos morais.

A 17ª Vara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) condenou a Igreja Universal ao pagamento de R$ 1,4 milhão como indenização, para garantir a proteção à honra, à vida privada e à imagem. Além disso, a Folha Universal também foi condenada a publicar, em dois dos seus números, uma retratação à mãe-de-santo. Leia mais no Correio da Bahia.