Em maio de 2001, praticamente um ano antes da abertura oficial da campanha presidencial de 2002, o programa de TV que o Partido dos Trabalhadores exibiu em vários estados mostrava ratos saindo de uma toca, direto para roer a bandeira nacional. Depois, com as patas e dentes, carregavam a bandeira, já esburacada, para dentro do esconderijo. O mesmo programa exibiu o então presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, maduro e pausado nas falas. O comercial marcou a estreia do publicitário Duda Mendonça como marqueteiro de Lula. Seria a primeira vez que o petista ganharia o pleito.

A cena dos ratos e a campanha contra a corrupção que o PT lançou naquele maio fazem parte da história. Mas a influência dos profissionais do marketing nas campanhas presidenciais não mudou. Esse grupo já está em plena agitação rumo a 2010, taxiando na pista em busca dos candidatos à Presidência da República. “Quem é candidato à reeleição já está na fase de fechar a equipe, porque levará para a campanha o patrimônio do que fez”, diz o publicitário Paulo Vasconcelos, da agência Vitória, de Belo Horizonte. Leia mais no Correio Braziliense.