.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana e por aclamação, remendos à lei eleitoral em tempos de internet. E impôs aos sites, blogs e portais normas que vão reduzir a quase zero a interatividade destes veículso com os seus leitores.

Inicialmente, proibiu-se a publicidade eleitoral paga na web e foram analisados itens como equiparação de debates na internet às mesmas regras de rádio e TV (ué, somos concessões públicas, deputados?) e impôs condição que praticamente impossibilita qualquer crítica do leitor que não esteja devidamente identificado (é proibido o “anonimato” e imposta a CENSURA).

Ou seja, a partir do período eleitoral, segundo explicações de quem esmiuçou o projeto, sites terão que checar um a um os comentários e os seus autores (algo mais do que trabalhoso para quem recebem uma média de 300 a 500 comentários/dia. Se não sabe quem é fulano ou sicrano que está ali comentando… já era. Inviabiliza ou, no mínimo, engessa a interatividade – que é o bacana da internet.

O problema é que cada eleitor deu voto a estes deputados para que sejamos representados. Mas, na hora de decidir sobre a questão, eles pensaram (somente) em proteger o deles. É um retrocesso em termos de internet, mas é dela, a senhora internet, que os políticos têm medo….

Confira abaixo a relação dos deputados-censores baianos. E, para não esquecer, estes eram os que estavam lá no plenário, trabalhando. Os outros faltaram à sessão. Isso mesmo, dos 39 deputados baianos, 15 faltaram à sessão. Estariam passeando por Brasília?

Eis a lista dos censores

Alice Portugal (PCdoB) – ACM Neto (DEM) – Cláudio Cajado (DEM) – Colbert Martins (PMDB) – Edigar Mão Branca (PV) – Edson Duarte (PV) – Emiliano José (PT) – Fábio Souto (DEM) – Geraldo Simões (PT) – Jorge Khoury (DEM) – José Carlos Araújo (PR) – José Rocha (PR) – Joseph Bandeira (PT) – Lídice da Mata (PSB) – Luiz Alberto (PT) – Luiz Bassuma (PT) – Luiz Carreira (DEM) – Márcio Marinho (PR) – Marcos Medrado (PDT) – Maurício Trindade (PR) – Sérgio Carneiro (PT) – Sérgio Brito (PDT) – Veloso (PMDB) – Zezéu Ribeiro (PT).