quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"Criatividade não caminha sem estratégia"
Este foi um dos pontos defendidos por Chavo D’Emilio, durante o segundo dia da 23ª Semana Internacional da Criação Publicitária
“ Há dez anos, desde que comecei na publicidade, posso dizer que não sou mais o mesmo criativo de outrora. Os novos espaços, as novas mídias e os novos sonhos mataram o publicitário que eu era. Viver no passado pode ser bonito, mas não para nós que estamos neste mercado”, destacou o argentino Chavo D’Emilio, ceo e diretor geral de criação da Tag Ideation Buenos Aires - célula de criatividade lançada pela McCann no último ano - , e que abriu a programação desta terça-feira (27) da 23ª Semana Internacional da Criação Publicitária. O criativo é convidado da McCann Erickson, uma das agências madrinhas do evento.
O executivo dividiu sua palestra em duas partes: na primeira expôs a evolução de seus trabalhos desenvolvidos na Saatchi&Saatchi Argentina – de 2003 a 2005 – e na McCann Erickson de Buenos Aires (a partir de 2006), e que receberam importantes premiações em festivais. Já na segunda parte de sua apresentação, fez uma análise do atual momento da publicidade. “Não quero ser um profissional preocupado apenas com premiações como se fosse um cachorro correndo atrás do próprio rabo. Necessitamos construir novas idéias e possibilidades. Os consumidores aprendem mais rápido do que nós”, disse Chavo, acrescentando que a criação não caminha sem estratégia. Daí o conceito “Criatégia”, tema de sua palestra. “Não é mais possível ter uma coisa ou outra, mas sim uma unificação para a melhor estruturação de uma grande idéia”, disse Chavo.
O executivo acrescentou, ainda, que está desenvolvendo na Tag Ideation Buenos Aires uma nova célula de inovação denominada “Virus”, composta por profissionais de diversas disciplinas. Segundo ele, a finalidade é descobrir diversas formas de se criar algo diferente e inovador para os clientes da agência, e que provoque uma “contaminação” de novas possibilidades. “As marcas precisam entender que têm poder. O mundo é movido por idéias. Nosso objetivo é contaminar todo o mundo e criar boas oportunidades de negócios”, afirmou Chavo.
por Juliana Welling, do propaganda e marketing

Nenhum comentário: