quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Prefeitos baianos confirmam presença na mobilização do 23 de outubro, instituído como o Dia Nacional em Defesa dos Municípios. A data foi escolhida por prefeitos de todo Brasil, em reunião realizada em Brasília, pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Neste dia, gestores de todos os estados brasileiros vão manifestar com ações variadas as dificuldades enfrentadas em decorrência da injusta repartição das receitas entre os entes da Federação, agravada pela crise econômica.
Na Bahia, no dia 23, os prefeitos vão se reunir na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), para expor à grande imprensa baiana e a sociedade, a real situação dos municípios. Serão convocados também para esta mobilização os deputados estaduais, federais e senadores para cobrar mais atuação na adoção de medidas necessárias ao correto financiamento das políticas públicas, e agilidade na votação de projetos de lei que podem trazer soluções para esta crise, como por exemplo, a regulamentação da Emenda 29.
Para integrar ações que ocorrerão por todo Brasil, a CNM criou o site www.dia23.cnm.org.br, que disponibiliza orientações, notícias, material para download e outros subsídios para serem utilizados por municípios e entidades municipalistas.
A UPB junto com associações regionais já vinham realizando reuniões com o objetivo de discutir soluções para o enfrentamento da crise। No primeiro semestre deste ano, a entidade foi a primeira a realizar uma Marcha de prefeitos para reivindicar perdas de receitas dos municípios.

Nenhum comentário: