sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mais uma do Sebastião Nery.

OS DOIS PESCOÇOS

RIO – Esta historia Aécio Neves conhece bem. Tancredo Neves era promotor em São João Del Rey, em Minas, um homem chamado Jesus matou uma mulher chamada Madalena. Tancredo pediu 22 anos de cadeia para Jesus, o júri deu 18, Jesus foi para a cadeia, Tancredo esqueceu.
Nove anos depois, Tancredo advogado, vai a Andrelândia, pequena cidade próxima a São João Del Rey. De barba para fazer, entra numa modesta barbearia de canto de rua, senta-se, está cansado, fecha os olhos, o barbeiro pega a navalha, afia, começa a tirar-lhe a barba, puxa conversa:
- O senhor é o Dr. Tancredo Neves, né?
Tancredo abre os olhos, reconhece Jesus, o assassino de São João Del Rey. Espia pelo canto do olho, a barbearia vazia, a rua vazia, não chagava ninguém, não passava ninguém, o suor minava aflito na testa molhada e Jesus com a navalha enorme na mão pesada correndo garganta abaixo, sobe-desce, sobe-desce, abrindo caminhos na espuma.
TANCREDO
Jesus não disse mais nada. Tancredo só teve voz para dizer:
- Sou, sim.
- Pois é, Dr. Tancredo, a vida.
- Pois é, Jesus, a vida.
- Cumpri nove anos dos 18, estou aqui, o senhor aí, o senhor com sua barba, eu com minha navalha. Só queria lhe dizer uma coisa, Dr. Tancredo.
Tancredo suava, Jesus corria a navalha pelo pescoço:
- Que coisa bonita é um júri, hein, Dr. Tancredo? Que coisa mais bonita, que discursos bonitos que o senhor e o outro doutor fizeram!
LEITÃO
Esta outra historia Aécio Neves também conhece. Três horas da manhã, toca o telefone na casa de Tancredo Neves, no fim do governo João Batista Figueiredo. Era Gustavo Capanema, de Brasília:
- Olhe, Tancredo, estou acordando você porque estou com um problema e não consigo dormir. Talvez você tenha uma idéia mais clara.
- O que é?
- Fui chamado hoje à tarde ao Planalto e durante três horas discuti o projeto do Voto Distrital com o ministro Leitão de Abreu (chefe da Casa Civil do presidente Figueiredo, depois de ter sido de Médici). Ele estava muito interessado nos meus estudos e acha que o Voto Distrital pode ser bom instrumento para aperfeiçoar a representação política no Congresso.
CAPANEMA
Tancredo não entendeu a preocupação de Capanema :
- Capanema, muita gente também acha. Embora eu seja contra, reconheço que o assunto é importante e precisa ser discutido. Só não entendo porque você não consegue dormir. O projeto é seu, os estudos são seus, você a favor. Quando o governo parece querer, você fica sem dormir?
- Pois é. Pois é, Tancredo. Não consigo dormir. O ministro me deu pressa, muita pressa para concluir os estudos.
- Ah, deu pressa, deu? Então deve haver mais coisa.
- Você também acha, Tancredo? Ótimo que você também ache. Desligou o telefone e dormiu.
SERRA
Amigos do governador José Serra, sobretudo na direção do PSDB, acham que Aécio Neves, quando exige que Serra diga logo, até o fim de dezembro, se é candidato, está pondo a navalha no pescoço dele, como o barbeiro Jesus de São João Del Rey pôs no pescoço de Tancredo.
E mais. Tambem acham que, por trás da pressa de Aécio diante da definição da candidatura presidencial de Serra, pode haver mais coisa, como havia por trás da pressa de Leitão de Abreu diante do projeto do Voto Distrital. Figueiredo e o PDS queriam uma saída contra a força do PMDB.
E como Aécio mais beija do que fala estão todos inseguros. A começar pelo Serra, que conversa com Aécio longos pedaços de madrugadas e termina sem chegar a conclusão nenhuma.
MINAS
Estão fazendo uma injustiça com Aécio. Os tucanos e sobretudo os Democratas só falam na navalha no pescoço de Serra e esquecem a imensa e pesada navalha, chamada Minas, ameaçando o pescoço de Aécio.
O problema de Aécio não é ser ou não ser candidato a vice de Serra, ou disputar ou não disputar o Senado. Ele sabe bem que,se decidisse aceitar a vice de Serra, o PSDB e o DEM iriam a Minas de joelhos busca-lo. E, se for candidato a senador, Minas lhe dará a maior votação que um senador já teve no Estado. São duas decisões que dependem dele, apenas dele.
ANASTASIA
A navalha no pescoço de Aécio se chama governo de Minas. Tem nome e sobrenome : Antonio Anastasia. É uma surpreendente revelação de administrador, que puxou o primeiro governo de Aécio como simples secretario de Estado e carrega hoje mais ainda, como vice-governador.
Mas Anastasia é a Dilma de Aécio. Todo mundo diz que ele é muito bom, mas o povo não o conhece, não sabe bem como é, nunca disputou eleição.E Aécio não pode perder Minas,a eleição para governador de Minas
A aliança PSDB-PT-PSB para a prefeitura de Belo Horizonte não se repetirá. Como enfrentar Helio Costa (PMDB),Pimentel (PT),gordas cobras federais? Aécio vai dar a Cemig ao PMDB, como Dilma deu Furnas? Por isso Aécio diz que precisa ficar em Minas. Para fazer a barba de Minas.
www.sebastiaonery.com.br

Nenhum comentário: