O mercado brasileiro de comunicação movimentou em 2009 R$ 64,003 bilhões - crescimento de 7,3% em relação a 2008. O valor é contabilizado pela pesquisa do Ibope Monitor com base nos preços cheios das tabelas dos veículos de comunicação, sem descontos e outros formatos de negociação, como planos de incentivo, por exemplo.
As emissoras de TV asseguraram 52% do share das verbas de publicidade: R$ 33,524 bilhões, seguida dos jornais com participação de 23% e faturamento de R$ 14,447 bilhões.
As revistas têm share de 9% e R$ 5,654 bilhões de faturamento bruto. As TVs por assinatura asseguraram 8% do bolo publicitário e um faturamento de R$ 5,234 bilhões.
As rádios tiveram 4% das verbas distribuídas no ano passado, equivalente a R$ 2,839 bilhões, seguida da internet com 1,815 bilhões e 3% de share.
O meio cinema ficou com 1% de share e faturamento de R$ 391,221 milhões. As placas de outdoor tiveram apenas R$ 96,765 milhões de faturamento em 2009.
Com R$ 3.059 bilhões de verba as Casas Bahia lideram o ranling de anunciantes. A Unilever vem em segundo lugar com R$ 1,941 bilhões seguida da AmBev com R$ 914,5 milhões. A Caixa Econômica Federal investiu R$ 847,5 milhões em mídia e aparece em quarto lugar. A Hyundai/Kaoa ocupam a quinta posição com R$ 744,5 milhões, o maior orçamento entre as montadoras.
do propaganda e marketing.
Um blog leve, solto, bem humorado, mas às vezes contundente, com informações sérias, informações nem tão sérias assim e tudo mais que der na cabeça desse blogueiro, postar.
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