quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Os Magníficos

Polêmico documentário sobre cacauicultores será exibido para toda a Bahia

A TVE Bahia exibe, nesta quinta-feira (15), às 23h30, o documentário Os Magníficos, do diretor francês radicado em Salvador Bernard Attal. Produzido pela Ondina Filmes, o documentário retrata a ascensão, queda e superação da lavoura cacaueira do sul da Bahia por meio do drama de três personagens, que tiveram uma queda vertiginosa em seu padrão social e precisaram se adaptar e reconstruir suas vidas a partir de uma nova realidade.

Os Magníficos foi um dos projetos baianos selecionados pela quarta edição do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DocTV), parceria do Ministério da Cultura com TVs públicas de todo o país e a produção audiovisual independente.

A iniciativa garante exibição em rede nacional dos 55 documentários da atual temporada - seis delesm baianos. Este é o primeiro documentário de Bernard Attal, autor dos curtas 29 Polegadas (2005), Ilha do Rato (2006) e A Bicicleta (2009).

O documentário mostra, por meio de depoimentos, que a reconstrução da vida dos ex-barões do cacau podia significar, inclusive, o isolamento e a invisibilidade social. O filme não tem como eixo a intenção de ser um relato analítico da tragédia social ou da crise econômica da zona cacaueira, mas sim de abordar o efeito desta época nos homens e mulheres que a viveram.

Produção - Com citações à obra Soberba - The Magnificent Ambersons - , do cineasta norte-americano Orson Welles, Os Magníficos explora os motivos e o processo desta decadência, retratando não só a busca de uma reconstrução sócio-econômica, mas também individual e espiritual.

Bernard Attal utilizou o padrão estético da obra de Welles para fotografar e ambientar seu filme, contando, em sua equipe, com a participação do jovem diretor de fotografia baiano Matheus Rocha.

O filme utiliza imagens de arquivo e antigas fotografias para ilustrar o processo de apogeu da época de ouro da região, antes da passagem pelo declínio econômico, causado pela praga denominada vassoura de bruxa.

Bernard Attal fez o registro audiovisual da atual realidade da zona cacaueira, com imagens das fazendas, prédios, casarões, ferrovias – as fazendas sem donos, os secadores sem função, as igrejas sem fiéis, as cidades esvaziadas.

Os depoimentos são o eixo principal do documentário e toda narração do filme é feita pelos entrevistados, que contam sua história e tratam do processo interno pelo qual passaram e ainda estão passando. A principal força de Os Magníficos está nessa atualidade e nessa humanidade.

Os depoimentos são divididos em três fases, lembranças da vida áurea, queda social e existencial e nova postura de cada um com a vida e futuro. Por conta disso, Os Magníficos tem três em capítulos, A Soberba, A Decadência e A Superação.

Trajetória - Bernard Attal nasceu na França e estudou cinema na Universidade de Nova York. Em 2005, com um grupo de investidores, adquiriu o Trapiche Barnabé, no Comércio, para construir um centro dedicado à indústria criativa, cuja primeira fase foi inaugurada em 2009.

Selecionado para o Talent Campus do Festival de Berlim em 2008, Bernard está desenvolvendo um projeto para seu primeiro longa-metragem, A Coleção Invisível, adaptado de um conto do escritor alemão Stefan Zweig, a ser rodado em 2010.

Nenhum comentário:

Semanas de silêncio

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher levou 15 dias para, após muita pressão de deputadas do PL, da oposição, aprovar moção de repúdio...