quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

"XOUPA THOUDA"





Escrito ontem, por Luis Ganem, do Bahia Notícias

Eita que chegou o dia. Pra mim está mais parecendo jogo de futebol tipo fim de campeonato se for falar na expectativa das pessoas para o show de Beyoncé e Ivete Sangalo. O que claramente torna esse show o mais esperado da Bahia na década.

Primeiro por que quebra um estigma de que no estado não existe público para grandes shows internacionais e de grandes aglomerações. Segundo é que mais uma vez Ivete Sangalo comprova seu prestígio e sua força junto ao mercado fonográfico nacional trazendo uma artista ganhadora de seis prêmios Grammy e hoje reconhecidamente a cantora americana mais cultuada no mundo todo.

Então, imbuído no mais democrático dos espíritos e sendo baiano da gema, com a chegada de Beyoncé a Salvador me auto-intitulo a partir deste momento seu cicerone-não-oficial-em-terras-baianas.

By (já estou na intimidade), Welcome to Bahia, my name is Luis Ganem but you can call me Ganem or Luis. Traduzindo: “seja bem vinda à Bahia, meu nome é Luis Ganem, mas pode me chamar de Ganem ou Luis”. Olha Galera não vou ficar aqui falando e traduzindo porque não vou conseguir escrever nem metade do que eu quero (risos). Então continuando: By, vou dizer mais ou menos mesmo com o vídeo que já te mostraram do nosso Carnaval, o que é essa festa.

O carnaval da Bahia é, e tenha certeza, indiscutivelmente o maior evento de rua do planeta. Em ficando para a festa, será a maior experiência da sua vida. Tá duvidando? Pede ao seu marido pra dar uma ligada para Bono Vox (cantor da banda pop U2). Não tem uma dia na vida dele que com certeza não cante e dance “xoupa thouda” no banheiro, no carro ou em qualquer lugar que ele esteja (risos!). E pode ter certeza que essa música Ivete cantando também vai ficar na sua cabeça. Só lembrando que a música fala sobre um bombom, viu! Então não ligue para a insinuação dos maldosos.

Pois nosso carnaval, por mais que seja esse mar de gente, é bem organizado no que se propõe. Só pra se ter uma idéia, são mais de dois milhões de pessoas aglomeradas nas ruas da cidade indo atrás de um carro de som chamado trio elétrico. Tenho certeza que nem JAY-Z nem você viram nos melhores tunings (carros modificados e com potentes sons) lá dos EUA esse tipo de som.

Pra você ter uma idéia, essa máquina de som gera potência de energia para suprir uma cidade de em alguns casos 30 mil habitantes e até mais a depender do geradores usados. Mas preciso te falar algo que falei há um tempo a uma figurinha que também tinha chegado as nossas terras, meu bróder “Marcelo”, que talvez você possa ter percebido, mas não custa falar de novo.

Essa moça que está abrindo seus shows pelo Brasil (Bahia e São Paulo) se tornou, com o passar dos anos, uma pessoa muito querida em nosso estado e país. Além da competência musical e da generosidade artística que ela possui, essa menina tem uma áurea positiva que você não faz ideia.

Aqui por essas bandas do Atlântico, pouquíssimos não gostam dela (se Deus não agradou a todos...), mas vou te dar uma dica: cola nela que as coisas acontecem. By, te digo que até seu cabelo vai ficar mais bonito(risos!) de tanta energia boa que essa moça tem.

E que banda toca junto com ela, viu! Tenho certeza que da percussão ao baixista sua galera deve ter ficado de boca aberta, porque a rapaziada não deve nada a ninguém, pode ter certeza. Sendo eu, você, nesse show de Salvador subia ao palco com Ivetinha e cantava uma música com ela.

Se “Na Base do Beijo” ficar difícil, tenta a “Xoupa Thouda”, mesmo. Só com a swingueira da “banda do bem” vai te dar uma tremedeira nas pernas que a dança do seu Clip “Single Ladies” vai parecer fichinha.

Olha By, cumprindo uma tradição local a todos que nossa terra visitam, vou deixar uma lembrança nas mãos de Ivete para ser entregue e usada por você e seu marido lá pela suas terras. É um pano místico azul, vermelho e branco com duas estrelas amarelas. Toda vez que for fazer um show, veste o pano e repete em voz alta três vezes: “simbora baeeeeeaaaa” ao fazer isso sua vida será de eterno sucesso pode ter certeza.

E lembre-se da frase local: “Se comer acarajé não dirijas.... porque a toda hora irás ao banheiro”!

Comigo é na base do beijo......

Nenhum comentário: