sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Mephistos Tropicais

Alemanha, 1930. Hendrik Höfgen é um ambicioso ator que não se interessa por política, se dedicando somente à sua carreira. Porém, quando os nazistas começam a tomar o poder, ele aproveita a oportunidade para interpretar peças de propaganda nazista para o Reich, e logo acaba se transformando no mais popular ator da Alemanha. Consumido pela fama, Hendrik agora precisa sobreviver em um mundo onde a ideologia do mal é seu pior pesadelo e o verdadeiro preço da alma de um homem, se transforma na medida mais desprezível de todas.


Ao ver o apoio de certos artistas e intelectuais a Sra. Dilma Roussef, somente no segundo turno, veio-me a lembrança um maravilhoso filme alemão, Mephisto (1981)– direção Istvan Szabo, interpretado pelo ator Klaus Maria Brandauer; fiel às classes oprimidas, termina sendo cooptado pelos nazistas, que ao troco (sic) de todo um apoio as suas ambições artísticas (leia-se patrocínio...) exigem do artista sua total submissão ao regime.

Tais considerações, tornaram-se mais evidentes, ao ler um artigo do Sr. Aderbal Freire Filho, fiel eleitor do Lula, onde tece considerações entusiásticas ao Grande Timoneiro, colocando-o em patamares até então não atingidos sequer pelo mais fanático admirador do Sr. Da Silva.

O Sr. Diretor Aderbal, chega ao ponto de extasiar-se com a política externa do atual governo, olvidando-se (belo idioma, o espanhol...) das trágicas parcerias efetuadas entre o Itamaraty do B e os piores ditadores do planeta.

Cita entusiasmado os prêmios recebidos por Nosso Guia no exterior, não tendo conhecimento, que um deles, o Chatham House, em Londres, fora patrocinado pela Petrobras, BNDS e o Banco do Brasil, entre outras estatais.

Eufórico, lembra os 81% de aprovação de Lula, num momento em que os institutos de pesquisas são vistos com descrédito pela parcela consciente da sociedade.

Enfim, para deixar mais do que claro sua adesão ao Descobridor do Brasil, utiliza-se de metáforas futebolísticas, para alegar supostos preconceitos contra o Capitão do time...

Plano final - grande angular: Belo e instrutivo filme, Mephisto.

Agora em versão tropical!

Carlos Vereza, ator

http://carlosverezablog.blogspot.com/

Nenhum comentário: