segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cartas de Londres






Um Natal à moda inglesa Enviado por Mariana Caminha

Nesta época do ano, já às vésperas do início oficial do inverno, uma olhadinha na Internet para checar a previsão do tempo é tão essencial quanto carregar luvas ao sair de casa. E acabo de ver que, sim, teremos um Natal branco em Londres. Cheio de neve, como nos filmes. Para alguns dos nossos amigos ingleses, é sinal de que um ano ainda melhor está por vir.

Sem dúvida será uma temporada diferente para a nossa família, agora com a promessa de ser maior e mais barulhenta. No máximo até o dia 5 de janeiro, teremos em casa um recém-nascido, um Christmas Baby, como dizem por aqui. Com um fim de ano tão especial assim, nada melhor que seguir todas as tradições natalinas inglesas, como manda o figurino.

A decoração de Natal das ruas e lojas do Reino Unido pode ser vista logo após a última festa popular, o Halloween. Após o dia 31 de outubro, portanto, a sensação de que o ano já acabou é unânime. As famílias inglesas, no entanto, só começam a montagem da tradicional árvore logo no início do Advent, quatro domingos antes do 24 de dezembro. É o símbolo da contagem regressiva para o grande dia. Também costumeiro por aqui é ter em casa um calendário especial para o mês de dezembro, por onde se acompanha o passar dos dias com ansiedade. Para as crianças, o calendário é quase sempre feito de chocolate. A cada dia que termina, um chocolate é devorado...

Difícil é acostumar-se com a noite do dia 24 em terras britânicas. Ao contrário do que se vê no Brasil, onde a véspera de Natal é a verdadeira protagonista das comemorações, na Inglaterra a data não tem nada de especial. O dia 24 é geralmente reservado para uma ida ao teatro, ao cinema, ou mesmo a um pub. Semelhante mesmo é só a visita do Papai Noel inglês, Santa Claus, que depois de comer biscoitos deixados ao pé da janela, coloca na árvore os presentes sonhados pelas crianças da casa.

Depois disso, impossível começar o dia 25 de outra maneira, senão com muita euforia. Os presentes são abertos e a família finalmente se encontra para uma refeição conjunta, em que a estrela é o tradicional peru. Enquanto comem, adultos e crianças provavelmente escutam, ao fundo, o discurso da Rainha Elizabeth em rede nacional, uma tradição da nobreza de quase 80 anos. A festa natalina é encerrada no dia seguinte, 26, com o famoso e aguardadíssimo Boxing Day, quando se dá a abertura oficial das promoções nas lojas do Reino Unido...

Entre reuniões com os amigos, decorações em vermelho e verde, e anotações para a ceia de Natal, seguimos na expectativa da chegada do nosso maior presente. E que privilégio será para o nosso Christmas Baby nascer em uma época do ano na qual se renova a esperança de um mundo melhor! Esperança que compete a cada um de nós converter em realidade para a geração dos nossos filhos, como nos lembra o poeta Drummond: "É dentro de você que o Ano Novo / cochila e espera desde sempre." Feliz Natal para todos! Merry Christmas, everyone!



Mariana Caminha é formada em Letras pela UnB e em jornalismo pelo UniCEUB. Fez mestrado em Televisão na Nottingham Trent University, Inglaterra. Casada, mora em Londres, de onde passa a escrever para o Blog do Noblat sempre às segundas-feiras. Publicou, em 2007, o livro Mari na Inglaterra - Como estudar na ilha...e se divertir.

Nenhum comentário: