quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dos 513 deputados, 59 respondem a ações judiciais


















Angeli

Entre os 513 deputados federais que acabaram de tomar posse na Câmara, pelo menos 59 têm contas a ajustar com a Justiça.

Eles são réus em 92 ações penais. Alguns freqüentam mais de um processo. Quatro já arrostaram condenações de primeira instância.

Deve-se o levantamento ao sítio G1. Varreu os escaninhos de 61 tribunais, numa pesquisa iniciada em novembro do ano passado.

Verificou-se que a maioria dos encrencados responde por crimes contra a administração. Por exemplo: peculato, corrupção e fraudes em licitações.

Afora os 59 deputados já acomodados no banco dos réus, há outros 13 que, denunciados pelo Ministério Público, aguardam pronunciamento da Justiça.

Não é só: 32 deputados são investigados em inquéritos que podem evoluir para novas denúncias da Procuradoria.

Réus, denunciados e investigados escaparam da Lei da Ficha Limpa porque não pesam contra eles, por ora, sentenças proferidas pela segunda instância do Judiciário.

Ouvido, o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, espantou-se com a dimensão do problema:

“Qualquer número desse tipo impressiona. São apurações feitas pelos Ministérios Públicos, que estão em processamento...”

“...Por isso trabalhamos muito pela Lei da Ficha Limpa, para evitar que esse número fosse ainda maior...”

“...Temos que respeitar a presunção de inocência, mas queremos ser respeitados”.

Coniderando-se que ninguém vira deputado por combustão espontânea, é forçoso reconhecer: o eleitor não respeita o próprio voto.

- Siga o blog no twitter.

Escrito por Josias de Souza às 05h08

Nenhum comentário:

Semanas de silêncio

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher levou 15 dias para, após muita pressão de deputadas do PL, da oposição, aprovar moção de repúdio...