domingo, 3 de abril de 2011

Nordeste terá seu período mais promissor

É o que acredita Mailson da Nóbrega, que palestrou no evento "Nordeste. A Bola da Vez", da Abap nesta sexta-feira (01)

O Nordeste vive um momento altamente positivo, mas o seu período mais promissor ainda está para começar. É o que acredita Mailson da Nóbrega, ex-ministro da economia, sócio da empresa Tendências Consultoria Integrada. Durante o evento “Nordeste. A Bola da Vez”, ele ressaltou que, de qualquer ângulo que se olhe, o Nordeste está crescendo mais que o resto do país nos últimos anos. “E provavelmente será assim também nos próximos anos”, disse.

Ele explicou que o consumo na região está em expansão principalmente por conta do aumento da renda e do crédito. “Há uma transferência da população da classe E para a D e da D para a C. Isto gera um aumento principalmente do consumo de eletrodomésticos e de produtos para bem estar”, acrescentou. Nobrega informou ainda que podem ser identificadas poderosas fontes de irradiação de crescimento na região, com por exemplo, nas áreas de papel e celulose.

“A Bahia e o Ceará também são as principais fontes de energia eólica no Brasil e a indústria petroquímica e os estaleiros também se destacam na região. Todos estes segmentos, por conta do volume de investimentos, tem efeito irradiador, se espalhando por toda economia”, avaliou. O ex-ministro destacou ainda o potencial turístico da região. “Que ainda é pouco aproveitado. E a renda está crescendo, o crédito se expandindo e a infra-estrutura melhorando”, disse.

Sobre o Brasil, Nobrega destacou que o País se distancia do populismo latino-americano e não corre mais riscos de um retrocesso na política ou na economia. Ele acredita que o Brasil chegará a ser a sexta economia mundial nos próximos anos, sem grandes esforços. “O Brasil vai continuar a dar certo”, concluiu.

Por Teresa Levin e Claudia Penteado do Propaganda e Marketing

Nenhum comentário:

Semanas de silêncio

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher levou 15 dias para, após muita pressão de deputadas do PL, da oposição, aprovar moção de repúdio...