quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cai intenção de compra no varejo para o 3º trimestre

Maiores quedas foram sentidas para os segmentos de automóveis, 24,2%, e linha branca, 22,6%
O número de consumidores que pretende comprar bens duráveis entre os meses de julho e setembro ficou em 72,4%, o que representa uma queda de 3,2 pontos percentuais, na comparação com igual período de 2010, quando fechou em 75,6%. Em relação ao segundo semestre deste ano, a retração é menor, 1,4%. Os dados são da pesquisa trimestral de intenção de compra do varejo do Provar/Fia (Programa de Administração do Varejo e da Fundação Instituo de Administração).

As maiores quedas foram sentidas para os segmentos de automóveis (24,2%) e linha branca (22,6%), ante igual período do ano passado, áreas em que a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) teve impacto expressivo.

Desenvolvida em parceria com a Felisoni Consultores Associados, a pesquisa registrou alta na intenção em quatro dos 10 segmentos. Eletroeletrônicos, além de liderar a o desejo de compras, com 12,8%, também acumulou a aceleração mais significativa, 23,1%, seguido por móveis (20,9%) e material de construção (12,8%).

O segmento de compras pela internet também teve alta, passando de 85,5% para 88,3%. A liderança, nesse caso, também ficou com eletroeletrônicos, com 36,1%. Informática (31,9%) e telefonia e celulares (27,2%) ocupam as posições subquenciais.

por Marcos Bonfim, do Propaganda e Marketing

Nenhum comentário:

Semanas de silêncio

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher levou 15 dias para, após muita pressão de deputadas do PL, da oposição, aprovar moção de repúdio...