quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mauricio de Sousa relança personagem Pelezinho

Após 30 anos sem circular no País, craque volta às HQ e anuncia outros produtos


O Rei do futebol volta aos campos, pelos menos nas histórias em quadrinhos. Criado em 1976 pelo mais famoso quadrinista brasileiro, Mauricio de Sousa, o craque Pelezinho volta às tirinhas que divertem jovens e adultos após 30 anos. Além das histórias que foram publicadas entre 1976 e 1982, que serão lançadas em vários formatos como edições de colecionadores, Pelezinho estará disponível como licenciamento de marca, merchandising, e animações.

De acordo com Pelé, o personagem inspirado no jogador foi muito importante na época em que foi lançado. “As histórias transmitiam mensagens muito boas, fiquei triste quando o Pelezinho desapareceu”, desabafa. Mauricio de Sousa conta que não havia momento melhor para o relançamento do personagem. “Hoje tudo que se respira é futebol. Temos a Copa do Mundo, a Copa das Confederações... O Pelezinho serve como mascote da copa no Brasil de maneira informal”, explica. Segundo o ex-jogador, a ideia de ter o personagem como mascote da Copa do Mundo no Brasil em 2014 foi apresentada para a Fifa, mas por questões de regulamento interno da entidade máxima do futebol mundial “não é permitido o uso de pessoa vivas como mascote”. Apesar disso Pelé e Sousa acreditam que o personagem ganhará o gosto do público, que acabará elegendo-o como ‘mascote emotivo’.
José Eduardo Severo Martins, diretor presidente da Panini no Brasil, revela que a empresa fará forte investimento na divulgação. “O investimento será nacional em televisão, redes sociais, nos próprias histórias em quadrinho da Turma da Mônica. Será do tamanho da importância do Pelé”, conta. Há cinco anos como editora responsável pelas publicações da Mauricio de Sousa Produções, a Panini distribui atualmente mais de 28 milhões de exemplares da Turma da Mônica pelo mundo. As histórias de Pelezinho também serão publicadas em outras línguas, com foco nos eventos esportivos no País, e exportadas.

Todos os produtos serão lançados durante a Bienal do Livro em São Paulo, que acontece entre 09 e 19 de agosto, no Anhembi. ‘Pelezinho Coleção Histórica’ será um almanaque com todas as histórias publicadas no passado. ‘As Tiras Clássicas do Pelezinho’, uma coleção de livros reapresentando as tiras que foram feitas especialmente para os jornais; ‘As Melhores aventuras do Pelezinho’ será um gibi com algumas histórias do título, com o objetivo de aproximar as novas gerações ao personagem. Além disso, a marca vai ganhar publicações como Pelezinho para Colorir, Pelezinho Passatempos Divertidos e Pelezinho Magazine, uma revista com informações sobre futebol e passatempos.

A Panini prepara também o lançamento do álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro deste ano, ainda no fim deste mês. A novidade é a figurinha número zero, que geralmente ilustra um ícone do campeonato, que este ano será o personagem Pelezinho. Segundo o presidente Martins estão sendo preparados 3 milhões de álbuns.

Expansão
Mauricio de Sousa falou sobre ainda sobre a expansão do seu personagem. “Estamos aumentando nosso escritório e a equipe, trabalhando com projetos de pesquisa na área comercia para fazer a marca crescer. Quando lançamos foi um sucesso, hoje vamos contar com sofisticação e novas plataformas”, conta. Outros objetivos são levar o personagem Pelezinho para a televisão com animações curtas e também para o cinema.

Outro investimento do escritório do quadrinista é na criação de novos personagens. “Trabalhamos com duas linhas: a primeira é a educação, e a segunda é o esporte. Por isso queremos mostrar a realidade de como se preparam atletas de outros esportes, sempre com a intenção de educar”, explica.

Do Meio e Mensagem

Nenhum comentário: