domingo, 3 de junho de 2012


V Congresso redige carta de conclusão

Documento apresenta resoluções após a realização das comissões temáticas
por Karan Novas
Foi apresentada na manhã desta quarta-feira (30), em São Paulo, a carta de conclusão do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, realizado desde segunda-feira (28) e reunindo, em seus cerca de 1.350 participantes, representantes de agências, anunciantes, veículos, produtoras e todas as partes envolvidas na indústria.
O documento destaca as principais iniciativas a serem postas em prática após dois dias de discussões e 13comissões que abordaram desde as novas mídias e o futuro da profissão ao consumidor, a regionalização, a sustentabilidade e o fortalecimento das marcas. Entre as resoluções estão "emprestar contínuo apoio de todo o setor às teses construídas pelas comissões temáticas"; a criação do CCI (Comitê de Continuidade e Implantação), para facilitar o processo anteriormente citado; "levantar a voz da indústria na defesa da liberdade de expressão comercial"; e "disseminar as boas práticas das diversas entidades integrantes do ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação) visando evoluir na governança da indústria da comunicação".
Confira abaixo, na íntegra, a carta de conclusão do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação"
"Carta do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação
'Liberdade de expressão e democracia são irmãs siamesas. Uma não é forte quando a outra for fraca'
A indústria da comunicação, em mais uma demonstração inequívoca de maturidade, de responsabilidade e de consciência de sua relevância para o desenvolvimento econômico e social do país, realizou seu V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação buscando a evolução e o constante aprimoramento do setor em benefício das empresas e dos profissionais que o compõem, dos empreendimentos que dele se servem e de toda a sociedade brasileira.
Instalado em São Paulo, nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2012, realizado pela Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) com apoio e coordenação do ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação), teve a participação de cerca de 1.350 pessoas representando 24 estados da união mais o Distrito Federal e cumpriu agenda de 13 comissões temáticas, tendo decidido:
- Emprestar contínuo apoio de todo o setor às teses construídas pelas comissões temáticas e aprovadas em assembleia plenária;
- Recomendar que cada entidade membro do ForCom crie um Comitê de Continuidade e Implantação (CCI) para estudar, dar continuidade e, quando for o caso, implantar, em benefício e aprimoramento do setor, as teses e conclusões do V Congresso;
- Levantar a voz da indústria na defesa da liberdade de expressão comercial garantida pela Constituição, fundamental para a liberdade de imprensa, e desfrutada com responsabilidade e com respeito aos limites estabelecidos pelo sistema composto por legislação e autorregulamentação;
-Realçar o papel fundamental da comunicação comercial para o processo de construção e consolidação de marcas que representam maior ativo estratégico das empresas e das organizações;
- Buscar maior integração entre as diversas disciplinas de comunicação sobre o mesmo diapasão conceitual, alicerçado na verdade e na transparência, com uma comunicação comercial mais criativa, integrada, eficaz e, positivamente, interativa;
- Reconhecer a necessidade de termos uma comunicação que aprofunde o diálogo com a sociedade respeitando os direitos cabais de cada cidadão;
- Disseminar as boas práticas das diversas entidades integrantes do ForCom visando evoluir na governança da indústria da comunicação, indústria de ponta da economia criativa, grande geradora de empregos, riquezas e impostos.
Somos protagonistas do nosso destino e, reconhecendo o papel fundamental das lideranças e das entidades que abriram nosso caminho, vamos construir, com ética e responsabilidade, nosso futuro, empoderando os novos profissionais, abraçando a convergência das diversas plataformas de mídia e fazendo da comunicação comercial uma grande indutora da nossa economia, contribuindo para o desenvolvimento humano no plano político, social e cultural".

do propmark

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